sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo



De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O total de mortes devido ao uso do tabaco matou 4,9 milhões de pessoas, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. 

A OMS estima que um terço da população mundial adulta, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes. Quarenta e sete por cento de toda a população masculina e 12% da feminina fumam, diz a Organização. 

No Brasil, estima-se que o tabagismo mata cerca de 200 mil fumantes por ano. O número de fumantes é maior entre os homens brasileiros do que as mulheres. Das capitais do país, o consumo de cigarro é maior em Porto Alegre e menor em Aracaju. 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mamão tem ação benéfica contra a catarata



Até então o mamão era conhecido por seu poder em combater e prisão de ventre e evitar a formação de gases, isso graças às substâncias laxativas e às fibras contidas nele. Porém, estudos recentes apontam outro benefício da fruta. 

O mamão é fonte de carotenóides, como o betacaroteno, a zeaxantina e a luteína. Os primeiros são complexos químicos e vitamínicos importantes na prevenção de doenças da retina, como degeneração da mácula e distrofias retinianas. A retina é a membrana interna do olho, capaz de captar os sinais luminosos. Portanto, é um aliado no combate à catarata, evitando sua progressão. 

Por ser rico em vitamina C, o mamão também faz bem à pele e fortalece os sistemas de defesa do organismo. A grande quantidade de potássio e de cálcio contidos nele faz com que a fruta ajude na prevenção de hipertensão e problemas cardiovasculares. 

terça-feira, 5 de abril de 2011

12 alimentos para combater a depressão



A depressão é um transtorno mental bastante comum atualmente. Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com a doença. Num episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. Um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também dando sensação de "saciedade". 

A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia. "Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de "matérias primas" (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como exemplos: triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, ácido fólico (vitaminas)", ressalta Navarro. A seguir, conheça alguns alimentos que melhorar o seu humor e são excelentes coadjuvantes para dar uma "forcinha" no combate da doença. 

Os alimentos que aumentam a produção de serotonina são: amêndoas, leite, melancia, laranja e maçã, banana e abacate, mel, ovos, peixe grelhado, carboidratos complexos, aveia, folhas verdes, soja.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Gestão do Serviço de Enfermagem no Mundo Globalizado



Esse trabalho foi organizado por William Malagutti, Enfermeiro, Mestre em Administração, Educação e Comunicação, especialista emAdministração Hospitalar, Professor e Coordenador da Pós-Graduação da Universidade Gama e Filho de São Paulo.
Karen Cardoso Caetano é Enfermeira, Mestre em Enfermagem, especialista em informática na educação, diretora de projetos educacionais da NetStorm Informática e membro do Grupo de Pesquisa em Teleenfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
Os autores, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, organizaram essa obra que surge numa época em que milhares de livros sobre administração já foram publicados e pode até parecer desnecessário. Todavia, essa obra vem preencher uma lacuna no campo do conhecimento da saúde e da enfermagem, já que é dirigida para os profissionais envolvidos com a gestão dos serviços de saúde nos diversos níveis de atuação.
A visão dos organizadores desta obra foi de apresentar aspectos do gerenciamento em realidades distintas e sob diversas perspectivas, desde os aspectos éticos dos processos até na implantação de recursos tecnológicos. Para alcançar esse objetivo, os organizadores envolveram profissionais com extrema experiência e competência na resolução de problemas no campo da gestão em enfermagem que analisaram vários aspectos do processo de gerenciamento. 
É importante destacar a valiosa colaboração de pesquisadores na área de educação e de tecnologia. O título da obra nos leva a refletir sobre o gerenciar da assistência de enfermagem em um mundo globalizado, isso significa repensar os aspectos éticos dos novos processos e tratamentos que estão à disposição da sociedade. Faz-nos perceber a importância das políticas públicas e institucionais para concretizar projetos de longo e curto prazo, assim como reorganizar recursos humanos e materiais no contexto atual do mundo globalizado. O trabalho está organizado em vinte e três capítulos distribuídos da seguinte forma:
1. O Poder nas Organizações e a ética da Enfermagem;
2. Problemas Éticos no Gerenciamento de Enfermagem;
3. Avaliação do Serviço de Enfermagem: construção de critérios para análise do serviço;
4. Qualidade Gerencial do Enfermeiro;
5. Qualidade Assistencial na Enfermagem;
6. Competências Essenciais para a Liderança na Enfermagem no Enfoque da Gestão de
Pessoas;
7. Como Gerenciar um Grupo em Conflito?;
8. Informatizando o Serviço de Enfermagem;
9. A educação permanente na era da informação;
10. A Gestão da Hospitalidade pelo Enfermeiro;
11. O Enfermeiro e seu Marketing pessoal e profissional: encantando o paciente;
12. O desafio da Enfermagem na Gestão do Terceiro Setor;
13. Sistema Primary Nursing como fator de Humanização para a Assistência de
Enfermagem em Centro Cirúrgico;
14. Atuação do Enfermeiro no Setor de Urgências: Gestão para o desenvolvimento de
competências;
15. A Complexidade da Gestão de Serviços de Enfermagem em Unidade de Terapia
Intensiva Neonatal;
16. O Papel do Enfermeiro na Gestão da Unidade de Terapia Intensiva;
17. Enfermagem na reabilitação de pessoas com lesão medular: bases para o
gerenciamento;
18. Gestão da qualidade em clientes oncológicos;
19. O Enfermeiro na Gestão do Serviço em transplante de células-tronco
hematopoiéticas;
20. O Enfermeiro na Gestão da Saúde da Mulher em Atenção Básica;
21. Programa Saúde da Família: Gerenciamento com foco em consolidar um novo
modelo de atenção;
22. O Papel do Enfermeiro na Gestão da Unidade ao Portador de Transtorno Mental;
23. Gestão do Enfermeiro em Serviços de atendimento aos Adolescentes: consulta de
enfermagem;
As bibliografias usadas nos capítulos são pertinentes e atualizadas proporcionando maior consistência aos argumentos desenvolvidos pelos autores. Certamente, a pesquisa realizada pelos co-autores resultou em novas informações que poderão ajudar ao leitor a reavaliar sua prática e explorar outras leituras.
As diferentes abordagens desenvolvidas nesse trabalho acabam convergindo para o propósito organizado pelos autores, o que torna o texto uma leitura atrativa e interessante, ou seja, não cansa o leitor. Cada co-autor tem seu estilo próprio de escrever, de argumentar e discutir as idéias, isso permite que a leitura se torne mais dinâmica.
Apesar de ser um trabalho eminentemente científico, fundamentado teoricamente pela literatura pertinente a cada capítulo abordado, o texto descreve um conteúdo de fácil leitura e compreensão. Os autores, não caem na tentação de transformar o livro numa cátedra, puramente acadêmica. Cada capítulo tem um conteúdo sistemático e harmonizado com o propósito da obra em sua totalidade. Não mistura preocupações de ordens variadas, mas consegue o equilíbrio usando uma linguagem clara, direta e objetiva. Os textos abordados nesta obra são de interesse geral para os que estão envolvidos na gestão dos serviços e na assistência, para os docentes das instituições formadoras de profissionais de enfermagem e os discentes de enfermagem. Também é leitura recomendável para os profissionais de saúde que estão nas unidades de saúde e hospitais.
Trata-se de um livro em que os organizadores primaram pelo rigor metodológico, que explora e conclui sobre os variados temas que se propõe a estudar, sem desvios ou distorções. Cada capítulo abordado é uma riqueza de informações.
É uma obra original e valiosa porque aborda temas do cotidiano dos profissionais de enfermagem, num estilo simples e claro. Os resultados e a análise dos textos permitem até extrapolações para outros campos de atividades, logicamente respeitando as peculiaridades.

Oncologia Pediátrica - Uma Abordagem Multiprofissional

ONCOLOGIA PEDIÁTRICA: UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL

Descrição

Editora : MARTINARI
Especialidade : ENFERMAGEM: ONCOLOGIA
ISBN : 8589788822
ISBN13 :9788589788823
Páginas : 357
Edição : 1º
Ano : 2011
Encadernação : BROCHURA

Sinopses

É lançado no mercado editorial a primeira edição de Oncologia Pediátrica: uma abordagem multiprofissional, pela Editora Martinari - São Paulo, obra esta organizada pelo Enfermeiro William Malagutti.

A Motivação principal desse projeto segundo o organizador é a escassez de publicações nacionais com enfoque multidisciplinar nesta área, tão delicada com uma visão mais abrangente e global e possibilidade de contribuir com informações diversificadas nessa área tão específica da Medicina.

Acredita-se que o relato dos colaboradores das diferentes áreas de atuação como: Enfermagem, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Musicoterapia, Ludoterapia, Biblioteconomia, Pedagogia, Educadores Físicos, Biólogos e Estatísticos descritos aqui não por ordem sequencial mas pelo grau de importância que todos possuem poder contribuir com a difusão desse conhecimento disseminado neste livro.