segunda-feira, 4 de abril de 2011

Gestão do Serviço de Enfermagem no Mundo Globalizado



Esse trabalho foi organizado por William Malagutti, Enfermeiro, Mestre em Administração, Educação e Comunicação, especialista emAdministração Hospitalar, Professor e Coordenador da Pós-Graduação da Universidade Gama e Filho de São Paulo.
Karen Cardoso Caetano é Enfermeira, Mestre em Enfermagem, especialista em informática na educação, diretora de projetos educacionais da NetStorm Informática e membro do Grupo de Pesquisa em Teleenfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
Os autores, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, organizaram essa obra que surge numa época em que milhares de livros sobre administração já foram publicados e pode até parecer desnecessário. Todavia, essa obra vem preencher uma lacuna no campo do conhecimento da saúde e da enfermagem, já que é dirigida para os profissionais envolvidos com a gestão dos serviços de saúde nos diversos níveis de atuação.
A visão dos organizadores desta obra foi de apresentar aspectos do gerenciamento em realidades distintas e sob diversas perspectivas, desde os aspectos éticos dos processos até na implantação de recursos tecnológicos. Para alcançar esse objetivo, os organizadores envolveram profissionais com extrema experiência e competência na resolução de problemas no campo da gestão em enfermagem que analisaram vários aspectos do processo de gerenciamento. 
É importante destacar a valiosa colaboração de pesquisadores na área de educação e de tecnologia. O título da obra nos leva a refletir sobre o gerenciar da assistência de enfermagem em um mundo globalizado, isso significa repensar os aspectos éticos dos novos processos e tratamentos que estão à disposição da sociedade. Faz-nos perceber a importância das políticas públicas e institucionais para concretizar projetos de longo e curto prazo, assim como reorganizar recursos humanos e materiais no contexto atual do mundo globalizado. O trabalho está organizado em vinte e três capítulos distribuídos da seguinte forma:
1. O Poder nas Organizações e a ética da Enfermagem;
2. Problemas Éticos no Gerenciamento de Enfermagem;
3. Avaliação do Serviço de Enfermagem: construção de critérios para análise do serviço;
4. Qualidade Gerencial do Enfermeiro;
5. Qualidade Assistencial na Enfermagem;
6. Competências Essenciais para a Liderança na Enfermagem no Enfoque da Gestão de
Pessoas;
7. Como Gerenciar um Grupo em Conflito?;
8. Informatizando o Serviço de Enfermagem;
9. A educação permanente na era da informação;
10. A Gestão da Hospitalidade pelo Enfermeiro;
11. O Enfermeiro e seu Marketing pessoal e profissional: encantando o paciente;
12. O desafio da Enfermagem na Gestão do Terceiro Setor;
13. Sistema Primary Nursing como fator de Humanização para a Assistência de
Enfermagem em Centro Cirúrgico;
14. Atuação do Enfermeiro no Setor de Urgências: Gestão para o desenvolvimento de
competências;
15. A Complexidade da Gestão de Serviços de Enfermagem em Unidade de Terapia
Intensiva Neonatal;
16. O Papel do Enfermeiro na Gestão da Unidade de Terapia Intensiva;
17. Enfermagem na reabilitação de pessoas com lesão medular: bases para o
gerenciamento;
18. Gestão da qualidade em clientes oncológicos;
19. O Enfermeiro na Gestão do Serviço em transplante de células-tronco
hematopoiéticas;
20. O Enfermeiro na Gestão da Saúde da Mulher em Atenção Básica;
21. Programa Saúde da Família: Gerenciamento com foco em consolidar um novo
modelo de atenção;
22. O Papel do Enfermeiro na Gestão da Unidade ao Portador de Transtorno Mental;
23. Gestão do Enfermeiro em Serviços de atendimento aos Adolescentes: consulta de
enfermagem;
As bibliografias usadas nos capítulos são pertinentes e atualizadas proporcionando maior consistência aos argumentos desenvolvidos pelos autores. Certamente, a pesquisa realizada pelos co-autores resultou em novas informações que poderão ajudar ao leitor a reavaliar sua prática e explorar outras leituras.
As diferentes abordagens desenvolvidas nesse trabalho acabam convergindo para o propósito organizado pelos autores, o que torna o texto uma leitura atrativa e interessante, ou seja, não cansa o leitor. Cada co-autor tem seu estilo próprio de escrever, de argumentar e discutir as idéias, isso permite que a leitura se torne mais dinâmica.
Apesar de ser um trabalho eminentemente científico, fundamentado teoricamente pela literatura pertinente a cada capítulo abordado, o texto descreve um conteúdo de fácil leitura e compreensão. Os autores, não caem na tentação de transformar o livro numa cátedra, puramente acadêmica. Cada capítulo tem um conteúdo sistemático e harmonizado com o propósito da obra em sua totalidade. Não mistura preocupações de ordens variadas, mas consegue o equilíbrio usando uma linguagem clara, direta e objetiva. Os textos abordados nesta obra são de interesse geral para os que estão envolvidos na gestão dos serviços e na assistência, para os docentes das instituições formadoras de profissionais de enfermagem e os discentes de enfermagem. Também é leitura recomendável para os profissionais de saúde que estão nas unidades de saúde e hospitais.
Trata-se de um livro em que os organizadores primaram pelo rigor metodológico, que explora e conclui sobre os variados temas que se propõe a estudar, sem desvios ou distorções. Cada capítulo abordado é uma riqueza de informações.
É uma obra original e valiosa porque aborda temas do cotidiano dos profissionais de enfermagem, num estilo simples e claro. Os resultados e a análise dos textos permitem até extrapolações para outros campos de atividades, logicamente respeitando as peculiaridades.

Nenhum comentário: