terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Bipolaridade: doença da moda?



Bipolaridade: doença da moda?Nos anos 80 tivemos os “ataques de pânico”, na década de 90 “depressão”, seguida de “desatenção e hiperatividade”. Estaríamos entrando agora na era da “bipolaridade”?

Bem... Acerca deste modismo, diríamos que a relação entre quadros de depressão e euforia, as chamadas manias, alternando na mesma pessoa é reconhecida há 2000 anos e se confunde com as origens da medicina moderna ou Hipocrática. Chamado de PMD - ou psicose-maníaco-depressiva - até o início da década de 1980, esse transtorno do humor é chamado de transtorno Bipolar.

A bipolaridade na realidade é a outra depressão. Apesar de necessitar da ocorrência de fases de elevação do humor para o diagnóstico, quando as pessoas tornam-se energéticas, falantes, dormem menos, envolvem-se em múltiplas atividades, têm a mente a fervilhar de idéias e podem criar problemas pelos seus excessos inapropriados com gastos e no relacionamento inter-pessoal, é na depressão que o paciente passa o maior tempo e experimenta a sensação mais terrível do sofrimento imposto pela enfermidade. Ela é quase sempre indistinguível da depressão comum, chamada unipolar.

A enfermidade possui enorme componente biológico com participação genética na casa dos 60%. Isso nos leva a reconhecer sua presença em vários membros de uma mesma família.

As variações temperamentais das pessoas chamadas “difíceis” ou “geniosas” ocorrem em diferentes graus de intensidade. Passam de oscilações de humor a obsessões, compulsões, pânico e transtornos alimentares como bulimia e comer compulsivamente. A identificação correta desde verdadeiro camaleão bipolar é de suma importância para seu correto tratamento e alívio do enorme sofrimento que causa aos pacientes e seus familiares.

No extremo de maior gravidade, temos as excitações maníacas, eufóricas, delírios de grandeza, perda do vínculo com a realidade, prolongadas depressões com ideação suicida. Nestes casos, há a necessidade de internação.

Que não se iludam com alguma possível benignidade desta enfermidade em suas formas mais leves de apresentação. A neurociência moderna é capaz de mostrar os efeitos dentro das células, em nosso DNA, do estresse promovido pela doença. Esses efeitos negativos facilitam o aparecimento de moléstias como diabetes tipo II, doença coronariana, hipertensão arterial, alguns cânceres e outras mais. Isso leva a grande maioria dos bipolares não tratados a viver muitos anos a menos do que a população em geral.

O suicídio é a face mais terrível do problema, infelizmente considerado um modismo por muito. Em toda a vida, 70% dos doentes tentam se matar e, infelizmente, alguns estudos mostram que 20% conseguem terminar com suas vidas.

Nem tudo é apenas má notícia na bipolaridade.Temos hoje tratamentos eficazes que vão de medicamentos, formas específicas de terapia a modificações de hábito e estilo de vida. Está cientificamente provado que o tratamento evita muitos dos terríveis destinos mencionados acima.

Quando estabilizados, os temperamentos ligados à bipolaridade tendem a produzir pessoas energéticas, mais criativas que a média, e que podem extrair muito da vida. Portanto, o desafio é reconhecer precocemente os afetados, tratar e impedir os danos e diminuir o enorme custo pessoal e social desta enfermidade.



Nenhum comentário: